Utilização das ferramentas tecnológicas como auxiliares na Educação Moral e Intelectual da Doutrina Espírita

Durante cerca de três horas, a Federação Espírita Portuguesa (FEP) ofereceu a oficina “Audiovisual Espírita”, com Cleiton Freitas e Rafael Vargas do Portal Reação (Brasil). O evento aconteceu no passado domingo 23 de abril de 2017 e contou com representantes de várias Casas Espíritas do país. Na abertura ouvimos a apresentação cultural de Merlânio Maia, poeta brasileiro e cantor espírita, e sua esposa Raquel Maia.

A oficina foi dividida em três partes. Uma primeira, com base teórica, que  incluiu um debate sobre os conceitos de audiovisual e como o audiovisual pode ser uma ferramenta ao serviço da Doutrina Espírita para a educação moral e intelectual. A segunda, com fundamento na técnica, mostrou experiências para exemplificar como usar os equipamentos,  sua utilização na produção de peças audiovisuais como vídeos blogs, curta-metragem, entrevista e gravação de palestras. A última, com a experimentação, convidou o público para montar um set de filmagens no centro espírita com algum palestrante.

Em cada uma das etapas a audiência teve a oportunidade de conhecer os desafios e também a alegria de trabalhar com o audiovisual. Pedro, do Centro Espírita de Caldas da Rainha, comentou sobre como poderá utilizar o conhecimento ali experimentado com seus amigos.

“Um dos objetivos da Federação ao promover esta atividade é, precisamente, desmistificar o uso dos apetrechos tecnológicos que temos ao nosso dispor e usá-los, de forma adequada na divulgação da Doutrina Espírita. Estes jovens têm um trabalho interessante, feito na base do voluntariado, que já recebeu o reconhecimento e premiação de alguns dos seus trabalhos”, argumentou Vitor Féria, presidente da FEP e continuou: “da parte da FEP, estaremos sempre disponíveis para colaborar com aqueles que, juntos connosco, queiram trabalhar em projectos de divulgação e esclarecimento da Doutrina Espírita.

Para Cleiton Freitas e Rafael Vargas, as sementes foram lançadas, ficando agora do lado de cada um, a decisão de usar a sua criatividade e as ferramentas ao seu dispor. A equipa do Portal Reação está disposta a cooperar e esclarecer naquilo que for necessário.

Veja as fotos na nossa galeria Flickr, aqui!