Congresso | Conclusões Mesa 4

1º PAINEL | FACTOS, ESTUDOS E EXPLICAÇÕES – 4ª Mesa de debate – Questões morais da Infância e da Parentalidade (Artigos “A Infância”- fev. 1859”; “Primeiras lições de moral da infância” – fev. 1864; “Mediunidade na Infância”- fev. 1865; “Pai descuidado com os filhos”- maio 1866) – Ana Duarte (AE Évora), Cândida Vieira (CELE – Olhão)  e Manuela Vieira (CCE Funchal). 

CONCLUSÕES

 

A educação, convenientemente entendida, constitui a chave do progresso moral. (Q. 917 – Comentário de Kardec). Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos, porquanto a educação é oconjunto dos hábitos adquiridos. (Q. 685.a – Comentário de Kardec).

De acordo com esta linha de pensamento do Codificador, vamos ver como é trabalhado o tema por Kardec em quatro artigos da Revista Espírita.

O artigo «A Infância» (Fevereiro de 1859) traz-nos uma comunicação que salienta os segredos da infância e a importância desta fase do desenvolvimento, quer para a criança, quer para os pais, que assumiram uma missão sagrada com Deus. Realça a utilidade desta fase no desenvolvimento do indivíduo, uma vez que este se torna mais flexível e acessível a conselhos e à orientação daqueles que assumiram a responsabilidade de o conduzir ao progresso.
Seguidamente, o artigo  “Primeiras lições de moral da infância” (Fevereiro de 1864), em que Kardec apresenta exemplos de como, muitas vezes, os pais, mais por ignorância do que má fé, educam, de forma errónea, para o egoísmo, inveja, gulodice ou desprezo.

O que fazer para contrariar esta tendência e para auxiliar no próprio crescimento moral dos pais?

O Centro Espírita tem ao seu dispor todo um Programa Orientador que ajuda a refletir sobre estes e outros temas. Pois também cremos que só através da Educação conseguimos desenvolver o ser humano em plenitude e formar uma sociedade mais justa e fraterna.

Programa Orientador para a Educação Espírita de Crianças e Jovens

O terceiro artigo, traz-nos a temática da “Mediunidade na Infância” (Fevereiro de 1865) em que Kardec defende que desde que entramos no processo reencarnatório, depois na primeira infância e durante o desprendimento benfeitores espirituais que nos encorajam e lembram dos compromissos assumidos. Daí afirmar que  todos possuem, em germe, o dom da mediunidade. E acrescenta: «Estudai a fisionomia da criancinha que dorme; muitas vezes o vereis “sorrindo aos anjos” e com efeito, sorriem aos Espíritos que o cercam e que o devem guiar.»
Quanto ao artigo “Pai descuidado com os filhos” (Maio de 1866), este apresenta-nos um pai negligente devido à embriaguez. Ao passar para o plano espiritual, ele vai atrair para si uma punição que considera justa por falhar nos seus deveres como pai: ele vai suportar as dores decorrentes de todos os acidentes que um dos seus filhos teria, mas que, pelo investimento que este fizera na sua educação e conduta moral, a eles foi poupado. Este relato confirma a resposta dada pelos Espíritos, em 1857, à questão 208 colocada por Kardec: “os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. (…) Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho.”
Para ilustrar estes artigos, temos alguma bibliografia espírita a que podemos recorrer. Vejamos o contributo que nos pode dar a história “Pequenos e Grandes”, de Manuela Vieira & Ana Duarte. Esta história, além de revelar a narrativa criada pelo desdobramento espiritual, traz-nos a exemplificação de um bom processo educacional para a Caridade, em que os pais escutam as ansiedades do filho, apoiam-no no seu projeto e responsabilizam-no financeiramente por ele. Desta forma, não só o incentivam a assumir responsabilidades, como também que,  para fazer a caridade, muitas vezes, temos de fazer sacrifícios. Vale a pena ler e refletir sobre estas histórias.

Como pode o Centro Espírita ajudar neste processo de Educação Moral?

O Centro Espírita pode promover um trabalho reflexivo à volta de histórias como estas, enriquecidas com temas abordados por Joanna de Ângelis, como o ciúme, a inveja, entre outros, ajudando na tomada de consciência sobre a atitude do adulto e sua responsabilidade nos exemplos que deve dar.

Kardec aborda estas questões que ainda são atuais nos dias de hoje.

 

 

 

VÍDEO: Educador Espírita

 

 

 Referências:

Kardec, A. (1857). O Livro dos Espíritos. Acedido em 13.03.2023 em https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/2/o-livro-dos-espiritos

Kardec, A. (1859). Revista Espírita. Acedido em 06.03.2023 em https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/893/revista-espirita-jornal-de-estudos-psicologicos-1859/893/-

Kardec, A. (1864). Revista Espírita. Acedido em 06.03.2023 em https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/898/revista-espirita-jornal-de-estudos-psicologicos-1864/898/-

Kardec, A. (1865). Revista Espírita. Acedido em 06.03.2023 em https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/899/revista-espirita-jornal-de-estudos-psicologicos-1865/899/-

Kardec, A. (1866). Revista Espírita. Acedido em 06.03.2023 em https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/900/revista-espirita-jornal-de-estudos-psicologicos-1866/900/-

Vieira, M. & Duarte, A. (2021). Pais, leiam isto. Federação Espírita Portuguesa.

Vieira, M. & Duarte, A. (2014). Programa Orientador para a Educação Espírita de Crianças e Jovens. FEP. Consulta em https://fepgcndij.wordpress.com/programa/