Congresso | Conclusões Mesa 6

2º PAINEL | DISSERTAÇÕES ESPÍRITAS – 6ª Mesa de debate – Génios da Humanidade (Artigos “Humboldt” / “Goethe” – jun. 1859) – Carlos Miguel Pereira (CECA – Porto / ADEP), Pedro Silva (ACET – Açores) e Reinaldo Barros (CELE – Olhão). 

Humboldt e Goethe foram dois génios transdisciplinares que se comunicaram com Allan Kardec e cujas conversas estão publicadas na edição de junho de 1859 da Revista Espírita. Um dos pontos mais interessantes desses diálogos é a referência de que os dois, tendo já passado e vivido em mundos mais desenvolvidos, estiveram na Terra em missão para ajudar ao seu desenvolvimento intelectual e moral. Goethe chega a dizer “servi, e ainda sirvo para a vossa moralização”, Humbolt diz “Servi à Humanidade, eis porque hoje sou feliz.”

Sendo estes e outros génios fatores preciosos na promoção do progresso social, material e espiritual da Humanidade, esta ainda se debate para utilizar este conhecimento de forma sábia, revelando dificuldades em distinguir o uso do abuso, o essencial do supérfluo, a destruição necessária da abusiva. O nosso desafio como Espíritos imortais a viver numa sociedade como aquela em que nos encontramos, não é o de recalcitrar contra os aguilhões do progresso, mas antes perseverar no exemplo de respeito pelos mais básicos princípios éticos e da vivência de níveis cada vez mais sublimados de bondade, lucidez e compaixão, na forma como nos relacionamos connosco, com a vida, com os outros e também com o mundo à nossa volta.