CAMPANHA AMAR A VIDA – SETEMBRO AMARELO

Noticias

>>A Importância da Campanha:

O suicídio é um problema de saúde pública que afeta pessoas de todas as idades, nacionalidades, géneros e classes sociais em todo o mundo. É uma triste realidade que muitas pessoas enfrentam, e a Campanha Setembro Amarelo visa reduzir a estigmatização associada ao suicídio, fornecer recursos para ajudar aqueles que estão em perigo e lembrar a todos nós que a prevenção é possível.
O meio espírita, ao longo dos anos, tem vindo a abraçar naturalmente esta Campanha, já que o Espiritismo tem um contributo fundamental a oferecer, ao demonstrar a transitoriedade da vida material. A Doutrina Espírita ensina que as vidas são múltiplas e cada existência é uma oportunidade concedida por Deus ao Espírito imortal, para adquirir novas experiências, de modo a cumprir, gradualmente, o seu processo de evolução, rumo à perfeição e à felicidade plenos. Neste sentido, todas as dificuldades e dores são temporárias e acabarão. Para além da morte do corpo físico, o Espírito continua vivo, a habitar um outro plano, onde encontrará a recompensa do amadurecimento que as novas aprendizagens lhe trouxeram ou onde sofrerá os pesos de consciência pelas oportunidades desperdiçadas. O Espiritismo oferece ainda os testemunhos daqueles que na terra cometeram suicídio e as reflexões decorrentes da deceção sentida, do sentimento de vergonha e ingratidão perante o reconhecimento da bondade divina.

>>A Simbologia do Amarelo:

A cor amarela foi escolhida como símbolo da Campanha porque representa a luz, a esperança e a vida. É uma cor que simboliza a possibilidade de um futuro mais brilhante e feliz. Durante o Setembro Amarelo, as pessoas em todo o mundo vestem roupas e acessórios amarelos como forma de mostrar apoio à causa e lembrar a importância de falar sobre o suicídio.

>>Objetivos da Campanha:

Consciencialização: O Setembro Amarelo visa aumentar a consciencialização sobre a prevenção do suicídio, informando as pessoas sobre os sinais de alerta, fatores de risco e como procurar ajuda.
Redução do Estigma: A campanha procura reduzir o estigma em torno das questões da saúde mental e do suicídio, incentivando conversas abertas e empáticas sobre o assunto.
Apoio e Recursos: Durante o mês de setembro, várias atividades e eventos são organizados para fornecer apoio emocional, orientação e recursos para aqueles que precisam de ajuda, bem como para as suas famílias e amigos.
Promoção do Cuidado com a Saúde Mental: A campanha enfatiza a importância do cuidado com a saúde mental ao longo de toda a vida, incentivando as pessoas a procurar ajuda profissional quando necessário.

Como Pode Participar:

Vista-se de amarelo para mostrar o seu apoio.

Partilhe informações sobre a prevenção do suicídio nas redes sociais.

Participe em eventos locais ou virtuais relacionados com a Campanha.

Esteja disponível para ouvir e apoiar amigos e familiares que possam estar a passar por momentos difíceis.

Converse abertamente sobre saúde mental e a importância de procurar ajuda quando necessário.


O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, uma iniciativa da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e da Organização Mundial de Saúde.

Integrando o movimento a favor da vida que se verifica especialmente durante este mês, a Federação Espírita Portuguesa irá lançar nas suas redes sociais mensagens de  reflexão sobre a vida. Todos os que desejem juntar-se a esta iniciativa, poderão apoiá-la partilhando estas mensagens de valorização da vida!

Clique aqui para aceder aos materiais da campanha

#SetembroAmarelo #ValorizacaodaVidaFEP #ComunicacaoFEP #EmDefesadaVida #SuicidioNAO

Artigo anterior
Associação Espírita Caminheiros do Amor – BRAGA
Artigo seguinte
FEP ESTUDOS | INSCRIÇÕES ANO LETIVO 2023|24