Campanha ‘Letras que Apontam Estrelas’

Noticias

A 1 de janeiro de 1846 nascia Léon Denis, o apóstolo do Espiritismo. Para celebrar esta data, conheça um pouco da trajetória deste trabalhador incansável. Acompanhe a campanha ‘Letras que Apontam Estrelas’, a ser desenvolvida ao longo de 2021 nas redes sociais da FEP e instituições parceiras, em homenagem aos 175 anos de Léon Denis. 💜✨

Campanha Letras que apontam estrelas | Humberto Schubert Coelho

Em 2021, espíritas de todo o mundo celebram os 175 anos do nascimento de Léon Denis, um dos maiores pensadores e divulgadores do Espiritismo. Ao passo que a importância de Léon Denis foi sempre reconhecida, a profundidade e dimensão de seu pensamento nem sempre estiveram claras para todos os adeptos do Espiritismo. De leitura fácil e agradável, embora profunda e grave, a obra de Léon Denis impressiona mais pelo seu volume do que por impedimentos à leitura, tendo sido concebida para a pessoa comum.
Filosófica, lírica, mística e científica, essa obra, contudo, exige do leitor e do estudante uma familiaridade com a meditação que as gerações mais recentes não têm cultivado. Daí a importância de retornarmos ao grande escritor e orador com os cuidados da apresentação didática dos temas mais complexos por ele tratados. Sem a pretensão de reinventar a roda, portanto, a iniciativa Letras que apontam estrelas enfatiza e lembra a importância capital desta figura para o amadurecimento e divulgação das ideias espíritas.
Autodidata, dono de erudição invejável e espírito de iniciativa, Léon Denis absorveu e reconfigurou gigantesca quantidade de informação sobre as pesquisas psíquicas e sobre a mediunidade, a história das religiões (no plural mesmo), a filosofia, a arte e a cultura geral. Sem pormenorizar escolas ou autores, seu texto evidencia trânsito fácil entre Platão e Kant, entre Dante, Shakespeare e Victor Hugo, entre Moisés, Lutero e Joana D’Arc. Tudo o que impressiona ao espírito, como patrimônio espiritual e intelectual da humanidade, fascina e atrai a atenção de Denis, que sabe contextualizar esse patrimônio sob a ótica da imortalidade, da inspiração e do intercâmbio com o mundo invisível e da lei das vidas sucessivas.
Proposta pelo Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, acolhida pelas 27 Entidades Federativas Estaduais e pelo Conselho Espírita Internacional, a campanha concentra-se sobre os seguintes objetivos:
• Divulgar a vida de Léon Denis enquanto pensador espírita e integrante do movimento espírita nascente da Europa.
• Evidenciar a importância da vida e obra de Léon Denis para o Movimento Espírita na Europa e sua difusão para o resto do mundo (especialmente Brasil).
• Incentivar a leitura e o estudo das obras de Léon Denis enquanto elemento de auxílio na transformação moral do ser.
• Apresentar a postura de Léon Denis enquanto “Apóstolo do Espiritismo” às novas gerações.
• Celebrar o aniversário de Léon Denis.
• Estimular a arte espírita e o conhecimento sobre esse tema trazido por Léon Denis.
A equipe rapidamente agregou trabalhadores de diversas outras instituições, à medida em que a empolgação e o apreço muito especiais que cercam o homenageado irradiou-se do núcleo proponente para tantos outros corações afinados com a as harmonias do inspirado pensamento de Denis.
Tudo o que se fizer em homenagem a tão grande alma, contudo, é muito pouco comparado ao que ela nos legou. Com Denis, o Espiritismo aprendeu o caminho da divulgação popular sem perda de qualidade e seriedade, entendeu que podia conciliar a forma poética ao conteúdo racional e incisivo, soube encantar e causar a admiração de escritores, sacerdotes e pesquisadores, tanto quanto do homem e da mulher mais humildes, sequiosos de consolo em face das guerras e das tragédias da vida.
Sem idealizações infantis e contra o instinto humano de formar ídolos, reconhecemos seus erros e limitações, muitos deles de época, mas suas virtudes e realizações refletem a capacidade dos grandes espíritos de se imporem aos modismos e aos vícios de seu meio em favor da audição mais clara da mensagem transcendente.
Convidamos a todos os espíritas e simpatizantes do Espiritismo a juntarem-se a esse movimento de gratidão e celebração de uma alma amiga, a quem muito devemos e em quem podemos nos espelhar como um de nossos referenciais de caráter, nobreza, reflexividade, conscienciosidade, caridade e adoração a Deus.
#LéonDenis #175anosLéonDenis #LetrasqueApontamEstrelas #Espiritismo #Jesus #Kardec #Deus #Cristo #Caridade #FEB #CFN #ACSE #ComunicaçãoSocialEspírita “

Artigo anterior
Nº2 da Revue Spirite “Deus – Inteligência Suprema”
Artigo seguinte
Revue Spirite N02
Menu